Incontinência - Introdução

Como lidar com problemas intestinais

O vazamento intestinal e a constipação podem ter um impacto significativo na qualidade de vida. Além do desconforto físico e da sensação de flatulência, você se preocupa com a possibilidade de um acidente em público. Porém, há solução disponível. Sobre vazamento e constipação
Fechar

Sobre vazamento e constipação

Algumas das razões comuns para o surgimento de problemas intestinais são:

  • Dano neurogênico causado por lesão da medula espinhal ou condições como esclerose múltipla ou espinha bífida.
  • Trauma no reto, p. ex., após o parto
  • Certos medicamentos

Qualquer um pode apresentar constipação e vazamento intestinal ocasionais, mas se os sintomas persistirem por mais de um mês, você deve procurar ajuda de um profissional de saúde.

Possíveis tratamentos

Se você tiver sintomas crônicos, pode ser útil estabelecer uma rotina de cuidados do intestino. Isso poderá ajudar a regular o funcionamento de seu intestino, além de tranquilizá-lo.

A Coloplast oferece algumas soluções para ajudá-lo a gerenciar seus sintomas:

 

 

Fechar

Conhecimentos úteis

Causas comuns de problemas intestinais

Os problemas intestinais podem surgir por muitos motivos e podem afetar pessoas de todas as idades. Aqui descrevemos algumas das causas e sintomas mais típicos Causas dos problemas intestinais
Fechar

Causas típicas dos problemas intestinais

Os problemas intestinais mais comuns que as pessoas apresentam são:

  • Vazamento intestinal - quando você não consegue controlar o momento em que vai evacuar, o que resulta em acidentes.
  • Constipação - quando as fezes permanecem no intestino por muito tempo e ficam muito endurecidas para saírem, resultando na impossibilidade de evacuação.
  • Uma combinação dos dois. Você pode ter constipação e, ainda assim, apesentar vazamento das fezes que passam pelas fezes endurecidas.

Eis alguns sinais de vazamento intestinal:

  • Sentir urgência incontrolável para defecar, o que pode resultar em um acidente (incontinência de urgência)
  • Vazamento de fezes (incontinência passiva)
  • Manchas nas roupas íntimas
  • Falta de capacidade de segurar gases intestinais (flatulência)

São alguns sinais de constipação:

  • Incapacidade de defecar
  • Flatulência
  • Desconforto
  • Dor de estômago intensa

Causas dos problemas intestinais

É importante compreender que a ocorrência de problemas intestinais não representa uma doença por si só. Geralmente, há uma causa subjacente para seu intestino não funcionar adequadamente.

Algumas das causa comuns dos problemas intestinais são:

  • Distúrbios neurológicos, como lesão da medula espinhal, espinha bífida ou esclerose múltipla. Se você tem um distúrbio neurológico, é provável que os nervos de sua medula espinhal que controlam o funcionamento do intestino estejam danificados
  • Complicações após cirurgia retal, como pode ocorrer após o parto, quando há lesão nos músculos do esfíncter provocando a incapacidade de controlar o momento de ir ao banheiro
  • Malformações anorretais congênitas - mesmo após correção cirúrgica, você ainda poderá enfrentar episódios de incontinência intestinal
  • Elasticidade tecidual reduzida, em razão da idade avançada, provocando manchas em roupas íntimas.

É importante que todos que sofrem com problemas intestinais adaptem-se a uma rotina que permita o esvaziamento regular do intestino, pois isto ajuda a evitar vazamento intestinal e constipação. Leia mais sobre os produtos oferecidos pela Coloplast. 

Fechar

Fatos sobre constipação e vazamento intestinal.

Se você apresentar problemas intestinais, conforte-se com o fato de que você está longe de ser o único. Além disso, há inúmeras formas de superar suas condições, além das que você imagina. Mais fatos sobre constipação e vazamento intestinal
Fechar

Sobre constipação e vazamento intestinal

Ir ao banheiro para defecar é algo que a maioria das pessoas não sente como um problema. Dito isso, trata-se ainda de uma questão bastante particular. Se apresentar um problema súbito com seu intestino, você poderá se sentir bastante isolado. Você pode sentir vergonha de falar sobre o assunto e é por esse motivo que muitas pessoas podem passar anos sem contar para ninguém sobre seu problema.

 

Um problema comum

Como muitas pessoas nunca vão ao médico, procuram um enfermeiro, nem contam seu problema a ninguém, o número exato de pessoas afetadas por problemas intestinais é desconhecido. Mas o problema é mais comum do que você imagina:

  • Estudos sugerem que cerca de 2% da população de adultos apresentam episódios de vazamento intestinal semanalmente.
  • A prevalência para adultos com mais de 65 anos é de 7% e em asilos para idosos chega a 33%.
  • Estudos indicam que até 20% da população tem problemas com constipação

Encontre uma solução para seus problemas intestinais

Os problemas intestinais não desaparecem sozinhos, por esta razão, é importante encontrar uma forma de lidar com eles. Há diversas formas de cuidar do seu intestino. Se você procura por uma forma que lhe permita decidir quando ir ao banheiro novamente, a irrigação intestinal será uma boa opção. Leia mais sobre os produtos que a Coloplast tem a oferecer.

Fechar

Perguntas mais frequentes sobre problemas intestinais

Aqui você poderá encontrar respostas para as perguntas mais comuns que as pessoas fazem sobre como cuidar de seus intestinos. Dúvidas mais comuns sobre problemas intestinais
Fechar

Dúvidas mais comuns sobre problemas intestinais

Como os problemas intestinais podem afetar meu estilo de vida?

O vazamento intestinal e a constipação podem ser bastante desconfortáveis, além de gerar um impacto significativo na qualidade de vida. Além do desconforto físico e da sensação de flatulência, você se preocupa com a possibilidade de um acidente em público.

Por isso é importante descobrir uma forma de controlar seu problema intestinal.

O que posso fazer para controlar meus problemas intestinais?

Os problemas intestinais geralmente podem melhorar com a mudança da dieta. Também existem diversos tipos de medicação que podem ajudar. A irrigação transanal pode ser usada para ajudar a prevenir a constipação e vazamento intestinal. Leia mais sobre soluções para cuidar de seus intestinos.

O que é irrigação transanal?

Irrigação transanal é a introdução de água no intestino através de um cateter anal. A água estimula e lava o intestino removendo as fezes e esvaziando a parte inferior do intestino. É importante adotar esta prática regularmente, para evitar a constipação e o risco de acidentes intestinais.

Com qual frequência devo fazer a irrigação?

Para a maioria das pessoas, uma vez a cada um ou dois dias é suficiente. É importante adotar esta prática regularmente, para evitar a constipação e o risco de acidentes intestinais. Recomenda-se obedecer a uma rotina regular, ao invés de fazer muitas mudanças. Com o tempo, você descobrirá o que funciona melhor para você. Em caso de dúvidas, peça ajuda ao seu médico ou enfermeiro.

A que hora do dia é melhor fazer a irrigação?

Procure adotar uma rotina que possibilite fazer a irrigação no mesmo horário todos os dias. Comer e beber contribui para o funcionamento normal do intestino, portanto, cerca de 30 minutos após as refeições é um bom momento. Mas não tenha medo de mudar um pouco sua rotina para adaptá-la às suas atividades diárias.

Posso viajar com o equipamento de irrigação?

Sim - lembre-se de levar cateteres descartáveis com seu sistema de irrigação, pois talvez não sejam vendidos em todos os lugares. Se for usar o sistema no exterior, use água engarrafada ou água fervida e resfriada em locais onde a água de torneira não é potável. Lembre-se de que, em diferentes fusos horários, seu corpo pode demorar um pouco para se adaptar a uma nova rotina. Também é possível que você venha a comer alimentos diferentes que poderão afetar os intestinos.

A irrigação anal dói?

Não, a irrigação transanal normalmente não dói e é perfeitamente segura. Entretanto, pode ser um pouco estranho inicialmente. Se você sentir desconforto ao bombear a água para dentro, pare um pouco e depois continue. Se você sentir dor, pare a irrigação imediatamente, desinfle o balão e remova o cateter. Se a dor persistir, peça ajuda ao seu médico ou enfermeiro

Há algum risco ou complicação relacionado à irrigação?

Algumas pessoas apresentam problemas leves, como desconforto e um pouco de sangramento. Se o cateter não for colocado corretamente, ele pode perfurar ou cortar o intestino, mas o risco é pequeno se você seguir as instruções transmitidas pelo médico ou enfermeiro.

O que devo fazer se houver vazamento entre as irrigações?

Se você apresentar vazamento intestinal entre as irrigações, a causa pode ser associada ao esvaziamento insuficiente de seu intestino, em razão de constipação. Também é possível que você esteja usando muita água durante a irrigação. Entre em contato com seu médico ou enfermeiro para ajudá-lo a adaptar-se ao seu plano intestinal. O Peristeen® plug anal poderá ajudar se o problema persistir.

Fechar
Como posso lidar com meus problemas de intestino?

Como posso lidar com meus problemas de intestino?

Problemas como o vazamento intestinal e constipação são uma consequência comum de doenças/condições que causam lesões no sistema nervoso central.

Como lidar com problemas de intestino
Fechar

Como posso lidar com meus problemas de intestino?

Há nervos na medula espinhal que controlam a evacuação e se eles estiverem danificados, a sensação das fezes se movendo pelo corpo e da necessidade de esvaziar o intestino é afetada. Como resultado, pode ser difícil saber quando o seu intestino está cheio e você também pode ter problemas para controlar a liberação de fezes. Isso pode causar diferentes tipos de problemas intestinais: 

  • Vazamento intestinal
  • Constipação
  • Uma combinação dos dois

 

Vazamento intestinal

O vazamento intestinal ocorre quando você não consegue controlar os músculos de seu intestino. Isso pode resultar em vazamento acidental das fezes ou urgência para ir ao banheiro. Os acidentes intestinais podem ser uma experiência desagradável e também podem causar irritação da pele e infecções de bexiga - todos esses fatores podem afetar bastante a autoconfiança e o bem estar de uma pessoa.


Constipação

A constipação ocorre quando as fezes no intestino ficam lá por muito tempo, tornando-se ressecadas e endurecidas. Isso dificulta a defecção e resulta na impossibilidade de defecar. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são tensão, inchaço e desconforto intenso.

Você pode apresentar uma combinação de vazamento intestinal e constipação - quando fezes mais maleáveis ou fluidas passam através das fezes endurecidas presas no cólon, muitas vezes provocando um acidente intestinal.

Independentemente do problema com o qual você está lidando, é importante encontrar uma rotina intestinal que lhe permita seguir sua vida diária com confiança.

Fechar

O que é intestino neurogênico?

A ocorrência de disfunção intestinal associada a distúrbios neurogênicos, tais como lesões medulares, espinha bífida e esclerose múltipla, é comumente conhecida como "intestino neurogênico". Aqui, descrevemos os sintomas mais típicos. O intestino neurogênico

Essencialmente, o intestino neurogênico descreve uma falta de controle nervoso que impede o funcionamento correto do intestino. É causado por lesões no sistema nervoso central e pode resultar em vazamento intestinal, constipação crônica ou ambos.

Algumas causas

A causa mais comum do intestino neurogênico é a lesão da medula espinhal, embora também possa resultar de outros distúrbios neurogênicos, tais como espinha bífida, esclerose múltipla, mal de Parkinson ou diabetes mellitus. O efeito sobre a função intestinal depende da localização da lesão medular.

Há dois tipos de disfunção intestinal neurogênica - defecação reflexa e intestino flácido.

Defecção reflexa

A defecção reflexa ocorre quando o intestino se abre em resposta a um reflexo, quando o reto fica cheio. O intestino pode esvaziar-se a qualquer momento, já que a pessoa pode ter perdido a capacidade de sentir quando o intestino está cheio. Isso pode causar acidentes e vazamento intestinais.

Intestino flácido

O intestino flácido ocorre quando o músculo do esfíncter anal - o músculo que normalmente mantém o anus fechado - relaxa e permanece aberto. Isso geralmente provoca o esvaziamento acidental do intestino.

O intestino neurogênico também está associado a um trânsito intestinal lento e, portanto, pessoas com intestino neurogênico correm alto risco de sofrerem de constipação.

Se você apresentar intestino neurogênico, será importante encontrar uma rotina confiável de tratamento do intestino para evitar esvaziamento acidental, constipação e impacção.

Fechar

Dicas, ferramentas e orientações

Como ensinar crianças a esvaziarem seu intestino com o jogo Poo Game

Assim que seu filho ou filha demonstrar interesse em esvaziar seu intestino, você deve começar a incentivar sua participação. Uma forma divertida de fazer isso é usar o Poo Game - um jogo de cartas que ensina os passos básicos a seu filho ou filha. O Poo Game

Tornando-se independente

Conforme a criança se desenvolve, ela vai querer ficar mais independente. Isso é uma parte natural do crescimento. O mesmo ocorre com os hábitos de banheiro da criança. Quando você sentir que seu filho ou filha estão prontos, você pode começar a ensiná-los sobre como ir ao banheiro e esvaziar seu intestino.


O Poo Game

O Poo Game é um jogo composto por um conjunto de cartas para ensinar seu filho ou filha como esvaziar seu intestino. As cartas podem ser usadas para jogar diversos jogos divertidos que podem ser adaptados à idade e habilidade das crianças. Simplesmente imprima as cartas, corte-as e vocês já estarão prontos para jogar.

O Poo Game foi desenhado para ajudar você e seu filho ou filha a aprenderem sobre hábitos de banheiro de uma forma divertida. Ele é simples de usar e, conforme a criança aprende a jogar, é fácil torná-lo mais complexo. Divirta-se!

Faça o download das  cartas do jogo (pdf, 1MB)
Faça o download das instruções (pdf, 1MB)


ícone
 

Lembre-se de que...

Os jogo Poo Game é um complemento para treinamento e não substitui as instruções para uso. Consulte um médico ou uma enfermeiro para obter orientações ou treinamento adequados sobre como usar o produto de lavagem intestinal que você escolheu e sempre leia as instruções.

Fechar

Controle intestinal e melhora da qualidade de vida

Pequenas mudanças em seu estilo de vida podem ajudá-lo a reduzir os sintomas de disfunção intestinal e, consequentemente, fazer com que seus intestinos fiquem mais saudáveis. Controle intestinal e melhora da qualidade de vida
Fechar

Encontre uma rotina intestinal confiável

Pequenas mudanças que você pode adotar: 

  • Alimentação saudável - uma dieta balanceada rica em fibras e água ajudará a reduzir a constipação. Comer frutas e vegetais frescos e reduzir a ingestão de carne vermelha pode ajudar a proteger contra certos tipos de câncer.
  • Parar de fumar - o tabagismo pode agravar os sintomas das condições intestinais inflamatórias.
  • Reduzir o consumo de álcool.
  • Reduzir o uso de certos medicamentos - alguns medicamentos comuns, como os usados para tratar azia ou indigestão, podem causar diarreia ou constipação. Também é possível mudar a dose de muitos medicamentos prescritos.
  • Praticar exercícios leves - exercícios leves ajudam a movimentar os alimentos ao longo do trato intestinal e reduzem o risco de constipação.

 

A importância de uma rotina intestinal

Uma das mudança mais efetivas que você pode fazer é estabelecer uma rotina intestinal para o esvaziamento de seu intestino.

Ela serve para garantir:

  • O esvaziamento regular do intestino para evitar vazamento intestinal e constipação crônica.
  • Bem estar físico e mental, de modo que você possa continuar as atividades diárias que são importantes para você, desde atividades sociais e profissionais à prática de esportes e viagens.
Fechar

Produtos recomendados

Plug anal Peristeen®

Plug anal Peristeen é uma ajuda simples, segura e discreta para incontinência fecal. Ele é colocado como um supositório e pode ser usado por até 12 horas, evitando a saída descontrolada de fezes sólidas

 

Saiba mais sobre Plug anal Peristeen

Fechar

Free sample - free shipping

Thank you for your order

Receipt

Visualizar Versão para Desktop