Como os problemas intestinais podem afetar meu estilo de vida?
O vazamento intestinal e a constipação podem ser bastante desconfortáveis, além de gerar um impacto significativo na qualidade de vida. Além do desconforto físico e da sensação de flatulência, você se preocupa com a possibilidade de um acidente em público.
Por isso é importante descobrir uma forma de controlar seu problema intestinal.
O que posso fazer para controlar meus problemas intestinais?
Os problemas intestinais geralmente podem melhorar com a mudança da dieta. Também existem diversos tipos de medicação que podem ajudar. A irrigação transanal pode ser usada para ajudar a prevenir a constipação e vazamento intestinal. Leia mais sobre soluções para cuidar de seus intestinos.
O que é irrigação transanal?
Irrigação transanal é a introdução de água no intestino através de um cateter anal. A água estimula e lava o intestino removendo as fezes e esvaziando a parte inferior do intestino. É importante adotar esta prática regularmente, para evitar a constipação e o risco de acidentes intestinais.
Com qual frequência devo fazer a irrigação?
Para a maioria das pessoas, uma vez a cada um ou dois dias é suficiente. É importante adotar esta prática regularmente, para evitar a constipação e o risco de acidentes intestinais. Recomenda-se obedecer a uma rotina regular, ao invés de fazer muitas mudanças. Com o tempo, você descobrirá o que funciona melhor para você. Em caso de dúvidas, peça ajuda ao seu médico ou enfermeiro.
A que hora do dia é melhor fazer a irrigação?
Procure adotar uma rotina que possibilite fazer a irrigação no mesmo horário todos os dias. Comer e beber contribui para o funcionamento normal do intestino, portanto, cerca de 30 minutos após as refeições é um bom momento. Mas não tenha medo de mudar um pouco sua rotina para adaptá-la às suas atividades diárias.
Posso viajar com o equipamento de irrigação?
Sim - lembre-se de levar cateteres descartáveis com seu sistema de irrigação, pois talvez não sejam vendidos em todos os lugares. Se for usar o sistema no exterior, use água engarrafada ou água fervida e resfriada em locais onde a água de torneira não é potável. Lembre-se de que, em diferentes fusos horários, seu corpo pode demorar um pouco para se adaptar a uma nova rotina. Também é possível que você venha a comer alimentos diferentes que poderão afetar os intestinos.
A irrigação anal dói?
Não, a irrigação transanal normalmente não dói e é perfeitamente segura. Entretanto, pode ser um pouco estranho inicialmente. Se você sentir desconforto ao bombear a água para dentro, pare um pouco e depois continue. Se você sentir dor, pare a irrigação imediatamente, desinfle o balão e remova o cateter. Se a dor persistir, peça ajuda ao seu médico ou enfermeiro
Há algum risco ou complicação relacionado à irrigação?
Algumas pessoas apresentam problemas leves, como desconforto e um pouco de sangramento. Se o cateter não for colocado corretamente, ele pode perfurar ou cortar o intestino, mas o risco é pequeno se você seguir as instruções transmitidas pelo médico ou enfermeiro.
O que devo fazer se houver vazamento entre as irrigações?
Se você apresentar vazamento intestinal entre as irrigações, a causa pode ser associada ao esvaziamento insuficiente de seu intestino, em razão de constipação. Também é possível que você esteja usando muita água durante a irrigação. Entre em contato com seu médico ou enfermeiro para ajudá-lo a adaptar-se ao seu plano intestinal. O Peristeen® plug anal poderá ajudar se o problema persistir.