O que é prolapso de órgãos pélvicos?
O prolapso de órgãos pélvicos ocorre quando os músculos do assoalho pélvico ficam muito fracos para manter os órgãos pélvicos - bexiga, útero, parede vaginal ou reto - no lugar.
O prolapso de órgãos pélvicos pode ser tratado com sucesso?
Sim. Embora o prolapso de órgãos pélvicos possa piorar com o tempo e não melhore espontaneamente, ele pode ser tratado.
O que causa o prolapso de órgãos pélvicos?
A gravidez e o parto são as causas mais comuns de prolapso de órgãos pélvicos. No entanto, menopausa, cirurgia vaginal prévia, tosse crônica, esforço exagerado, levantamento de objetos pesados, obesidade, histórico familiar e perda do tônus muscular como resultado do envelhecimento também podem contribuir.
Quais são as diferentes opções de tratamento disponíveis para prolapso de órgãos pélvicos?
Há tanto opções de tratamento cirúrgicas como não cirúrgicas. As opções não cirúrgicas podem incluir alterações no estilo de vida, exercícios de Kegels, pessários vaginais ou medicamentos. Os tratamentos cirúrgicos são minimamente invasivos e fazem com que o seu corpo retorne a seu estado natural através da inserção de uma malha biológica ou sintética. Seu médico pode discutir essas e outras opções de tratamento com você.
O que é cirurgia de prolapso?
A cirurgia de prolapso é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que utiliza uma malha (biológica ou sintética) para corrigir o prolapso, colocando material da malha sobre a protuberância e suturando-a no lugar. Isso devolve o suporte natural do assoalho pélvico.
Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia de prolapso?
O tempo de recuperação de cada paciente é diferente. Durante sua recuperação, é importante evitar levantar objetos pesados e ter relações sexuais. Seu médico poderá lhe fornecer detalhes mais específicos sobre seu processo de recuperação individual.
Quais são os riscos associados à cirurgia de prolapso?
Mesmo que todo procedimento cirúrgico implique em alguns riscos, não são frequentes complicações graves associadas à cirurgia de prolapso. Peça mais informações a seu médico sobre os potenciais riscos e complicações, bem como sobre sua cirurgia e situação específicas.