O que é incontinência urinária?

Com uma variedade de opções de tratamento disponíveis para incontinência, as mulheres podem recuperar o controle e um estilo de vida ativo. Aprenda mais sobre incontinência urinária

Referências

1. Vulker, R. International Group Seeks to Dispel Incontinence “Taboo”, JAMA, 1998, No.11: 951-53

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina pelo corpo. Ela afeta 200 milhões de pessoas no mundo (cf 1). A incontinência urinária que ocorre com atividade ou esforço físicos é conhecida como incontinência urinária por estresse (IUE).

As atividades que podem provocar a perda de urina são correr, saltar, tossir, espirrar, rir e até mesmo ter relações sexuais. Mesmo a incontinência sendo frequentemente considerada uma parte do envelhecimento, em muitos casos, ela pode ser tratada.

Existem opções não cirúrgicas para o manejo e o tratamento, incluindo restrição de líquidos, exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico e pressários vaginais para incontinência. Se nenhuma dessas opções proporcionar um alívio aceitável, pode ser considerada correção cirúrgica.

Fechar

Sinais e causas

Sinais de incontinência Sinais de incontinência Você está mostrando sinais de incontinência? Faça esse teste e descubra. Faça o teste

Abaixo estão algumas perguntas simples para ajudar a começar  um diálogo com o seu médico.

Se você respondeu sim a qualquer uma desses perguntas a incontinência pode estar impedindo que você aproveite sua vida. Converse com seu médico para encontrar a opção de tratamento mais eficaz para você.

 

Você deixa vazar urina inesperadamente?

 

 Sim Não

 

Qual é a gravidade do vazamento?

 

Leve
(algumas gotas)

Moderado (roupas íntimas molhadas)

Grave (roupas molhadas)


 

Você deixa vazar urina ao...

Tossir?
Espirrar?
Rir?


Curvar-se? Levantar pesos?


Mudar de posição
(p. ex., sentar-se ou

levantar-se)?

Manter relações sexuais?



Sua urina vaza continuamente durante o dia?
 
Sim Não


Sua urina vaza enquanto você dorme? 
 
Sim Não


O vazamento de urina fez você mudar seu estilo de vida?

 

Sim Não


Se sim, o que você mudou em seu estilo de vida? 
 

Limitar a ingestão de líquidos 

Ficar em casa
Limitar o uso de roupas a roupas escuras
Parar de se exercitar 
Outras mudanças
Fechar
Causas da incontinência. Causas da incontinência. A incontinência urinária por estresse pode se desenvolver com a idade e muitas vezes pode resultar de um parto. Mais informações sobre as causas da incontinência

A incontinência urinária por estresse pode se desenvolver ao longo do tempo conforme você envelhece e, às vezes, pode estar relacionada ao parto. Ela também pode ocorrer como resultado de esforço crônico ou repetitivo (constipação, tosse crônica, exercícios aeróbicos de alto impacto), menopausa ou mesmo histerectomia.

Dano, enfraquecimento ou lesão nos músculos que suportam a uretra podem resultar em incontinência urinária por estresse. Ela ocorre quando os músculos do assoalho pélvico ficam fracos, especialmente na abertura do colo da bexiga e do esfíncter uretral, e não podem contrair reflexivamente quando há aumento da pressão sobre a bexiga e a uretra. Isto faz a urina escapar involuntariamente.

A incontinência urinária por estresse geralmente ocorre quando o indivíduo:

  • Dá risada
  • Espirra
  • Tosse
  • Levanta objetos pesados
  • Pratica exercícios
  • Entra e sai de veículos
  • Tem relações sexuais
  • Sofre aumento da pressão abdominal por qualquer outro motivo
Fechar

Opções de tratamento

Opções de tratamento de incontinência sem cirurgia Se você tiver incontinência urinária por estresse, é uma boa ideia conhecer suas diferentes opções de tratamento. Opções de tratamento não cirúrgico

Se você tiver sido diagnosticado com incontinência urinária por estresse, há muitas opções de tratamento. A Coloplast fornece opções de tratamento cirúrgico que podem proporcionar alívio, mas a cirurgia não é adequada para todos. Seu médico poderá discutir todas as possibilidades de tratamento com você.

As opções não cirúrgicas incluem exercícios musculares pélvicos, roupas protetoras, terapia comportamental, cateteres, pressários vaginais e injeções de agentes de volume.

Fechar
Opções de tratamento cirúrgico para incontinência Se você tiver incontinência urinária por estresse, um sling pode ser a opção que você está procurando. Opções de tratamento cirúrgico

Os tratamentos cirúrgicos para a incontinência incluem suspensões do colo da bexiga abertas e procedimentos de sling. O procedimento de sling corrige a incontinência urinária por estresse colocando-se uma pequena tela de material sintético ou biológico abaixo da uretra. Como um apoio, ela suporta a uretra durante as atividades que colocam pressão sobre a área, evitando que ocorram vazamentos.

sistema de sling

Há algum risco?

Como com qualquer cirurgia, há alguns riscos relacionados ao procedimento.

Tais riscos incluem:

  • Extrusão vaginal
  • Erosão (p. ex., vaginal ou uretral)
  • Dispareunia (isto é, dor durante ato sexual)
  • Migração do sling
  • Infecção
  • Dor
  • Hematoma
  • Formação de cicatriz
  • Retenção/obstrução urinária temporária ou permanente
  • Obstrução uretral
  • Esvaziamento deficiente
  • Lesão nervosa
  • Lesão vascular
  • Perfuração de bexiga, intestino, uretra, vasos e/ou nervos.

Converse com seu médico e discuta esses riscos em detalhes.

A malha utilizada para correção da incontinência pode causar dor. Também é possível você sentir a malha dentro da vagina. Quando isso ocorre, pode interferir na atividade sexual íntima. Você também pode apresentar aumento da necessidade de urinar, ou seu fluxo de urina pode ficar mais lento.

Também é possível que você não possa urinar naturalmente após o procedimento. Isso pode ser temporário, mas pode durar um mês ou mais. Se isso ocorrer, um cateter será inserido para ajudá-lo a urinar, ou você pode precisar de mais uma operação para prender ou cortar o sling. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser necessária uma cirurgia adicional.

Outro risco potencial é ter uma reação ao próprio material do sling ou contrair uma infecção que necessite tratamento com antibióticos. Converse com seu médico sobre todos esses riscos e reações.

É uma boa ideia realmente entender e considerar todos os riscos potenciais, bem como os benefícios de um implante permanente, quando você escolher uma opção de tratamento.

Fechar

O que ocorre antes, durante e após a cirurgia?

O que ocorre antes da cirurgia? Há uma série de testes comuns utilizados para diagnosticar a incontinência urinária por estresse e você também pode precisar preencher um diário de micção. Antes da cirurgia

O que esperar da consulta com o médico

Seu médico desejará diagnosticar a sua incontinência corretamente para garantir que seja escolhida a opção de tratamento correta. Você terá de fornecer um histórico médico e cirúrgico completo, uma lista de todos os medicamentos e suplementos que você toma, bem como informações sobre seus hábitos urinários e todos os líquidos consumidos. É importante descrever com precisão os problemas que você está tendo, como quando e em que condições ocorrem os vazamentos.

Pode ser uma boa ideia registrar seus hábitos de micção em um diário para compartilhar com o seu médico. Um diário miccional de três dias deve incluir informações sobre o que você bebe, o número de vezes que você urina, bem como se você tem episódios de vazamento. Veja o exemplo abaixo. Clique para fazer o download do pdf (260 Kb). 

Diário de micção

Testes comuns usados para diagnosticar a incontinência:

  • Exame de urina - teste de uma amostra de urina
  • Teste de estresse - são inseridos líquidos na bexiga para verificar a presença de vazamentos.
  • Teste de resíduo pós-esvaziamento – mede a quantidade de urina remanescente em sua bexiga após a micção.
  • Cistoscopia - uso de um cistoscópio para examinar sua bexiga
  • Urodinâmica – teste que mede:
    - A quantidade de urina na bexiga antes de urinar
    - A força da urina ao ser expelida do corpo
    - A pressão interna da bexiga quando cheia de urina
    - O controle dos músculos do esfíncter uretral.

Diário de micção (pdf 260 Kb)

Fechar
O que esperar durante a cirurgia Descubra o que acontece durante o procedimento minimamente invasivo de sling. Durante a cirurgia

O que acontece durante a cirurgia?

O procedimento de colocação de sling é a opção cirúrgica minimamente invasiva mais comum para corrigir incontinência urinária. Há diversos tipos de slings disponíveis e uma variedade de formas de colocar um sling. O sling é escolhido como tratamento com base numa série de fatores, incluindo a gravidade da incontinência, cirurgia pélvica prévia e preferências do paciente e do médico.

A Coloplast oferece uma variedade de slings sintéticos e biológicos. Os slings sintéticos são feitos de uma tela de polipropileno que, quando implantada, combina-se com o novo crescimento de tecido para se tornar uma estrutura de suporte para a uretra.

Independentemente do tipo, todos os slings são colocados na vagina por meio de uma pequena incisão por baixo da uretra. Podem existir outras pequenas incisões nas dobras da virilha ou na linha dos pelos pubianos, dependendo do tipo de sling colocado. Após o sling ser posicionado corretamente, ele forma um leito sob sua uretra, que fornece suporte e ajuda a prevenir a fuga de urina durante as atividades ou esforço.

 

Exemplo de sling

Exemplos de sling Aris®/Supris®/Altis® da Coloplast. A quantidade de material de sling utilizada durante a cirurgia depende da estrutura corporal individual da mulher.

Exemplos de sling Aris®/Supris®/Altis® da Coloplast. A quantidade de material de sling utilizada durante a cirurgia depende da estrutura corporal individual da mulher.

Fechar
O que acontece após a cirurgia? Embora a recuperação de cada paciente seja diferente, aqui estão alguns resultados e orientações básicas para depois da cirurgia. Após a cirurgia

O que acontece após a cirurgia?

Seu médico discutirá com você o tempo de recuperação e o que você precisa fazer depois de sua operação. É importante que você siga suas orientações atentamente.

Em geral, será necessário evitar exercícios, atividades físicas ou qualquer atividade que coloque pressão sobre a área por um período de tempo, inclusive relações sexuais. Seu corpo precisa de tempo para cicatrizar corretamente após a cirurgia e para permitir que o material do sling una-se ao tecido natural de seu corpo.

Caso ocorra algum problema após a cirurgia, entre em contato com seu médico imediatamente. Isso é especialmente importante se ocorrer elevação de temperatura ou se a região dolorosa ficar excessivamente vermelha ou inflamada.

É importante saber que uma futura gravidez poderá reverter os efeitos do procedimento cirúrgico, resultando em incontinência adicional.

Seu médico fornecerá detalhes específicos sobre seu processo de recuperação e poderá ter outras recomendações com base em suas necessidades individuais.

Fechar

Perguntas mais frequentes

Obtenha as respostas para as perguntas mais comuns sobre incontinência urinária. Perguntas mais comuns sobre incontinência

Referências

1. Vulker, R. International Group Seeks to Dispel Incontinence “Taboo”, JAMA, 1998, No.11: 951-53.

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária é a perda do controle voluntário sobre as funções urinárias. Essa condição afeta 200 milhões de pessoas no mundo.

 

A incontinência urinária pode ser tratada com sucesso?

Sim. Mesmo que a incontinência possa estar relacionada ao envelhecimento, ela é uma condição tratável. 

 

O que causa a incontinência por estresse nas mulheres?

A incontinência por estresse pode se desenvolver lentamente ao longo do tempo ou pode ser um resultado do parto. Geralmente, ela ocorre quando os músculos pélvicos não são fortes o suficiente para manter a abertura do colo da bexiga fechada quando há esforço físico, como ao rir, tossir, levantar-se e fazer exercícios, ou quando há qualquer aumento da pressão abdominal.

 

Quais são as opções de tratamento para incontinência urinária por estresse?

Atualmente, existem várias opções de tratamento disponíveis para os pacientes, incluindo procedimentos cirúrgicos com transobturador e sistemas de sling suprapúbicos e slings de incisão única. 

Seu médico pode discutir essas e outras opções de tratamento com você.

 

O que é um procedimento de sling?

Um procedimento de sling é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para corrigir a incontinência por estresse usando-se um sling simples em forma de rede ou de U como suporte para sua uretra.

 

Posso voltar a ter incontinência depois de fazer um procedimento de sling?

Atualmente, os procedimentos de sling têm uma taxa de sucesso de cerca de 85%, por isso, é possível voltar a ter incontinência depois de fazer um procedimento de sling. Gestações futuras também podem inverter os efeitos de sua cirurgia, resultando em incontinência novamente.

 

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia de sling?

O tempo de recuperação de cada paciente é diferente. Durante sua recuperação, é importante evitar trabalho pesado e relações sexuais. Seu médico poderá lhe fornecer detalhes mais específicos sobre seu processo de recuperação individual (1).

 

Existem riscos associados ao procedimento de sling?

Mesmo que todo procedimento cirúrgico implique em alguns riscos, não são frequentes complicações graves associadas à cirurgia de sling. Você pode apresentar alguns problemas para urinar após o procedimento, desde um fluxo mais lento a não conseguir urinar absolutamente nada. Você também pode sentir que precisa urinar com mais frequência. Você pode ter uma reação ao próprio material do sling ou uma infecção. Peça mais informações a seu médico sobre os potenciais riscos e complicações, bem como sobre sua cirurgia e situação específicas.

Fechar
Visualizar Versão para Desktop