Esportes
A prática de exercícios é boa para todos. O que você pode fazer agora depende muito do que você fazia antes. Natação e caminhadas são ambas atividades de baixo impacto para manter a forma e seus níveis de energia elevados. Lembre-se de que a prática de esportes também deve ser um processo gradual. Converse com seu enfermeiro especializado em cuidados de feridas, estomia e incontinência sobre como reduzir o risco de desenvolver uma hérnia.
Dicas de roupas de banho:
- Experimente antes de comprar. Há roupas de banho especiais, mas não devem ser necessárias
Para mulheres
- Um maiô tipo peça única com detalhes ou estampas pode ajudar a disfarçar a bolsa
- Roupas de banho com um forro ao redor da barriga podem oferecer um suporte extra.
- Saídas de banho são ótimas para cobertura na praia.
Para homens
- Usar uma sunga de lycra ou material elástico por baixo de seu short ajudará a manter sua bolsa de estoma no lugar.
Dicas para tomar sol:
- Aplique protetor solar somente depois que você colocar sua bolsa, pois os cremes e óleos podem impedir que a barreira grude em sua pele corretamente.
Dieta
Você não precisa seguir uma dieta especial, mas como qualquer outra pessoa, alguns alimentos podem causar gases ou simplesmente não combinar com você.
Se você acha que um determinado alimento está causando problemas, tente evitá-lo por um período e depois volte a consumi-lo em sua dieta. Se você fizer isso três vezes com qualquer alimento suspeito, você saberá se ele está realmente causando algum problema.
Mastigar bem sua comida antes de engolir ajuda a digestão. Além disso, comprimidos de carvão vegetal que podem ser comprados na farmácia podem ajudar a evitar gases, assim como chá de hortelã e erva-doce. Iogurte e bebidas com iogurte também podem ajudar algumas pessoas.
Os alimentos que podem causar gases incluem brócolis, couve-flor, repolho, espinafre, feijão (em vagem ou cozido), cebola, alho, couve-de-bruxelas, pepino, milho doce e ervilha.
Bebidas
Como antes de sua cirurgia, a quantidade de líquidos que você beber afetará a consistência de suas fezes. Isso é muito pessoal, mas muitas pessoas acham que refrigerantes e cervejas tendem a provocar gases. Água, refrescos e sucos de frutas são melhores do que chás e café, que podem causar desidratação. Quanto ao álcool, você ainda pode tomar uma dose de bebida alcoólica, desde que isso não interfira em nenhuma medicação.
Converse com o seu médico ou enfermeiro especialista em estoma se você tiver alguma preocupação.
Constipação
Se você estiver sofrendo de constipação, adaptar sua dieta o ajudará. Todos têm um corpo diferente, então, você sabe o que é normal para você. Se você estiver eliminando gases, é sinal de que o estoma está funcionando. Aumentar a ingestão de líquidos melhorará a prisão de ventre, mas se você tiver algum tipo de desconforto ou preocupações, entre em contato com seu enfermeiro especializado em cuidados de feridas, ostomia e incontinência ou farmacêutico. Se você ficar sem evacuar nada por três ou quatro dias, eles podem recomendar um laxante.
Diarreia
Ocasionalmente, como qualquer pessoa, você pode sofrer um surto de diarreia ou apresentar fezes moles. Não fique muito preocupado com isso. Um episódio isolado de diarreia pode ser causado por algo que você comeu e, muitas vezes, a diarreia melhora sozinha. No entanto, se você apresentar fezes moles três vezes consecutivas ou mais, isso é um motivo para preocupação, pois há o risco de desidratação. Se isso ocorrer, você deve consultar seu enfermeiro especializado em cuidados de feridas, ostomia e incontinência.
Jantar fora
Assim que você tiver uma melhor ideia dos tipos de alimentos que lhe convém melhor, não há nenhum motivo para não voltar a comer fora novamente.
Comece com um restaurante familiar e faça um pedido simples – algo como uma pizza. Ao fazer o pedido, você não tem que ser cauteloso demais, apenas sensato. Peça o que quiser, mas esteja ciente de que alimentos e molhos pesados podem causar problemas.
Se você estiver preocupado com determinados tipos de alimentos, experimente-os em casa primeiro para descobrir como você reagirá, e, em seguida, adicione-os à sua dieta gradualmente.
Se você bebe em casa normalmente, comece com uma versão menor do que de costume, por exemplo, uma cerveja pequena, em vez de uma grande. Isso ajudará seu corpo a ficar tolerante ao álcool novamente.
Socializar
Seja tomando uma bebida no seu bar local, fazendo uma refeição com seu parceiro ou parceira ou saindo com os amigos, nada deve impedi-lo de desfrutar todos os eventos sociais que você aproveitava antes de sua operação.
Pode ser útil definir objetivos simples para começar. Poderia ser algo simples, como usar um banheiro público pela primeira vez, visitar um restaurante ou um parente ou planejar um dia fora. Em pouco tempo, você vai estar pensando em programar uma viagem de férias ou até mesmo sair para dançar.
Ao conhecer novas pessoas, você não precisa lhes dizer nada sobre sua condição, a menos que se sinta confortável fazendo isso. Essa decisão é somente sua.
Relações íntimas
Fazer qualquer tipo de operação pode afetar a forma como você percebe e sente seu corpo. Tente aceitar que vai levar tempo para você se adaptar. Não é apenas seu estoma, mas sim todo o seu corpo.
A atividade sexual não traz riscos de danos a seu estoma e a maioria das pessoas são capazes de retomar uma vida sexual saudável. É natural sentir-se nervoso, então, só faça o que lhe deixa confortável, leve o tempo que for necessário e converse com seu parceiro ou parceira.
Há pequenas bolsas de estoma que podem ser usadas durante momentos íntimos. Consulte nosso portfolio de bolsas e acessórios para estomais.