Preciso seguir uma dieta especial? Existe algo que eu não posso comer? E quanto ao álcool?
Em geral, os alimentos que eram bons e saudáveis para você antes da cirurgia ainda são bons para você - e o mesmo vale para as opções menos saudáveis. Uma dieta bem equilibrada é recomendada, mas isso pode muito bem incluir todos os seus alimentos favoritos.
Comer pequenas porções ainda é uma boa ideia
Logo após a cirurgia, seu enfermeiro provavelmente lhe deu alguns conselhos sobre não comer refeições muito grandes no início. Você ainda pode se sentir melhor se tentar comer porções menores, mas pode tentar comer com mais frequência, à medida que gradualmente fortalece seu sistema digestório.
Tente comer regularmente
É realmente importante que você tente ouvir seu corpo e certifique-se de fazer refeições regulares, pois isso ajudará você a ter uma evacuação mais previsível.
Você provavelmente descobrirá que certos alimentos produzem mais gases que outros e, embora isso não seja prejudicial, convém reduzir esses alimentos. Isso também se aplica à goma de mascar. Mas lembre-se: basta uma pequena experiência para encontrar uma dieta equilibrada que seja adequada para você.
Álcool e bebidas com cafeína
O álcool é bom com moderação, embora as bebidas gaseificadas, em geral, possam produzir gases – e, em especial, as cervejas podem fazer com que a saída da ostomia se torne mais líquida. Da mesma forma, chá e café são bons, mas esteja ciente de qualquer reação no seu sistema digestório.
Lembre-se de mastigar com cuidado
Mastigar com cuidado é muito importante para iniciar adequadamente o processo digestório.
Isso se aplica especialmente se você comer alimentos difíceis de digerir (como nozes).
Alguns alimentos, especialmente alimentos ricos em fibras, podem causar um bloqueio alimentar, em que partes não digeridas bloqueiam o intestino. Mastigar bem pode ajudar, mas um bloqueio alimentar pode ser bastante sério. Pode causar cãibras, dor e produção de água, e seu abdômen e estomia podem ficar inchados.
Se você acha que está com um bloqueio alimentar, deve procurar atendimento médico.
Preocupado com diarreia?
Como todo mundo, você pode ocasionalmente sofrer de diarreia. Mas, em geral, um breve episódio de diarreia não é algo para se alarmar - pode estar relacionado a algo que você comeu e geralmente se resolve sozinho.
No entanto, três ou mais fezes soltas consecutivas são, de fato, um motivo de preocupação, pois você corre o risco de ficar desidratado. Procure orientação médica.