Economia da saúde
No setor de cuidados de saúde, os recursos são sempre considerados escassos. Isso nos levou, na Coloplast, a oferecer soluções de tratamento e cuidados que ofereçam o maior custo benefício possível.
Nos cuidados de estoma, nos concentramos na redução dos custos totais do tratamento. Os custos totais do tratamento levam em consideração não apenas o preço de um equipamento para estoma, mas também o uso de adjuvantes e os custos do tratamento de complicações relacionadas ao estoma.
Um dos principais problemas no cuidado do estoma são complicações na pele periestomal causadas pelo efluente(fezes/urina) e aplicação, uso e remoção do equipamento para estoma. O tratamento de complicações da pele requer uma grande quantidade de tempo de enfermagem, portanto, o total de consumo de recursos aumenta com o nível de complicações da pele periestomal.
Considerando esses tipos de custos ao escolher entre diferentes equipamentos para estoma vemos que, embora possa haver uma diferença significativa no custo inicial do equipamento para estoma, os custos totais podem se igualar - ou até mesmo ser menores – com o uso do equipamento de valor mais alto.
Análise de economia da saúde
Os custos totais são mais baixos com o equipamento de valor mais alto devido ao melhor desempenho e, portanto, menor uso de adjuvantes e tratamento adicional.
Uma publicação de uma análise de economia em saúde indica uma redução de 38% nos custos associados ao tratamento de complicações da pele periestomal quando se utilizado os equipamentos da marca SenSura, com base em evidências. Martins et al. 2012.
Estudo: "Strategies to reduce treatment costs of peristomal skin complications".