Introdução

Aqui você encontrará informações sobre a vida com um estoma, sobre como manter a pele ao redor do estoma saudável, ferramentas on-line úteis para garantir que você continue usando o produto correto para resolver quaisquer problemas que você venha a ter.

Pessoas com experiência em viver com um estoma

Mantendo a pele ao redor de seu estoma saudável Mantendo a pele ao redor de seu estoma saudável Cuidar de seu estoma e da pele a seu redor garantirá que sua bolsa para estoma funcione da melhor forma. Isso o ajudará a se sentir seguro e confiantes em qualquer situação. Como manter a pele ao redor de seu estoma saudável
Fechar

Mantendo a pele ao redor de seu estoma saudável

A maioria das pessoas vivendo com um estoma apresentam irritação cutânea de tempos em tempos. Entretanto, a irritação cutânea não é uma condição “normal” da pele. Para que você possa ficar confortável e despreocupado com sua bolsa para estoma, é importante evitar a irritação cutânea e manter a pele saudável na área.

 

O ciclo de irritação

O vazamento provoca o contato entre o material expelido pelo estoma e a pele, o que causa irritação. O problema é que, uma vez que a sua pele ficou irritada, o adesivo em sua bolsa não irá aderir adequadamente, levando a um maior vazamento do material expelido. Um ciclo vicioso de vazamentos e irritação cutânea pode começar a se desenvolver.


Seis passos para manter a pele ao redor de seu estoma saudável:

  1. Assegure-se de que sua pele está limpa e completamente seca antes de aplicar a parte adesiva da bolsa
  2. Ajuste o orifício no adesivo para que ele se ajuste perfeitamente ao diâmetro do seu estoma. Após a cirurgia, é normal que a forma de seu corpo mude. É importante que você verifique constantemente se o seu modelo está no tamanho e forma corretos para seu estoma. Verifique isso posicionando seu modelo de corte sobre seu estoma para ver se o orifício se encaixa perfeitamente.
  3. Verifique o tamanho do estoma regularmente, especialmente se tiver uma hérnia
  4. Certifique-se de que haja contato total entre o adesivo e sua pele aplicando uma leve pressão com a mão
  5. Troque seu dispositivo o quanto antes quando você sentir desconforto ou coceira
  6. Certifique-se de usar o dispositivo e acessórios para estoma mais adequados ao seu perfil corporal

Escolha o tipo correto de dispositivo para estoma que se ajuste melhor ao seu corpo

Encontre os acessórios corretos

Fechar
Lidando com problemas com a bolsa, formação de balão e achatamento Lidando com problemas com a bolsa, formação de balão e achatamento A formação de balão e o achatamento são problemas delicados que podem ocorrer quando se usa uma bolsa para estoma. Porém, há coisas que você pode fazer para evitar que isso aconteça. Leia mais aqui sobre esses problemas e como lidar com eles. Leia mais
Fechar

Lidando com problemas com a bolsa, formação de balão e achatamento

A formação de balão acontece quando há um acúmulo de gás na bolsa para estoma, o que faz com que a bolsa infle como um balão. As bolsas têm filtros de carvão que ajudam a lidar com os gases desodorizando e liberando os gases da bolsa. No entanto, se a capacidade do filtro não for suficiente para os gases produzidos ou se ele ficar úmido ou bloqueado pelo material sólido expelido pelo estoma, pode ocorrer acúmulo de gás.

O que você pode fazer para evitar a formação de balão?
Uma das principais formas de prevenir a formação de balão é minimizar a quantidade de gás que seu sistema digestivo produz. Mastigar bem os alimentos ajuda muito, assim como evitar alimentos e bebidas que você sabe que produzem uma grande quantidade de gases. Entre eles poderiam estar nozes, feijão, refrigerantes ou vinho espumante.

Se ocorrer de fato a formação de balão, você pode liberar os gases da bolsa na privacidade de um banheiro caso use uma bolsa aberta ou um sistema de duas peças. Trocar a bolsa quando necessário também pode ajudar a prevenir a formação de balão. Finalmente, pode valer a pena tentar um outro tipo de bolsa para estoma e outro tipo de filtro.

O achatamento acontece quando forma-se vácuo na bolsa para estorna e as superfícies internas da bolsa grudam. Isso impede que o material expelido escorra para o fundo da bolsa e pode bloquear o filtro. Há o risco de que a bolsa seja empurrada para fora do abdome.

O que você pode fazer para evitar o achatamento?
Soprar ar na bolsa antes de colocá-la ajudará a impedir a ocorrência de vácuo. Além disso, adicionar uma gota de óleo ou lubrificante na bolsa ajudará o material expelido a escorrer para o fundo da bolsa.

Fechar
Irritação cutânea ao redor do meu estoma Irritação cutânea ao redor do meu estoma A irritação cutânea ao redor do estoma geralmente é causada pelo vazamento do material expelido por baixo do adesivo de sua bolsa para o estoma. Isso é desconfortável e pode impedir que sua bolsa funcione bem. Leia mais sobre o que fazer se isso acontecer. A pele ao redor do estoma
Fechar

Irritação cutânea ao redor do meu estoma

A pele ao redor de seu estoma tem aparência similar à da pele do resto de seu corpo. Imediatamente depois que você remover o adesivo, ela pode ficar um pouco rosada, mas caso isso não desaparecer ou se a pele estiver partida ou danificada, sua pele pode estar irritada.

O que devo fazer? 

  • Remova o adesivo e verifique a parte de trás. Há sinais de fezes ou urina que possam ter causado a irritação?
  • Há alguma irritação ou lesão ao redor de seu estoma que corresponda ao que você pode ver no adesivo?
  • A sua bolsa para estoma está bem ajustada ao seu estoma? A pele está sendo exposta ao material expelido pelo estoma devido a um ajuste inadequado? Avalie o diâmetro e a forma do seu estoma para verificar se o seu modelo tem o tamanho e a forma corretos. Utilize o verso do adesivo da bolsa como guia e, caso necessário, ajuste o orifício no adesivo para ele que ele se ajuste exatamente ao diâmetro e à forma.
  • Qual é a posição da abertura do estoma em relação à superfície da pele? Ela fica acima da superfície da pele, no nível da superfície da pele ou abaixo da superfície da pele? Se o estoma estiver no nível da superfície da pele ou abaixo, ou caso ele estiver localizado em uma dobra profunda, você pode precisar de um tipo diferente de bolsa ou acessórios para o seu perfil corporal.
  • O adesivo apresentou erosão? Se for o caso, a bolsa pode precisar ser trocada antes. Tente trocá-la mais frequentemente ou considere um adesivo resistente à erosão se você ainda não estiver usando um.

Se a sua irritação cutânea for causada por outras razões, consulte seu enfermeiro de cuidados de estoma ou médico.

Escolha o tipo correto de dispositivo de estoma que se ajuste melhor ao seu corpo.

Fechar
Visualizar Versão para Desktop