Até você entrar na rotina, é natural sentir-se um pouco inseguro sobre quando e como trocar a bolsa do seu filho. Tenha certeza, esse processo fica mais fácil com o tempo e a prática.
O tempo de uso do produto de estomia do seu filho varia muito, pois depende do tamanho, do nível de atividade e da espessura das fezes - portanto, pode ser difícil estabelecer o momento certo para trocar a bolsa. Um bom momento para trocar geralmente é antes de uma refeição ou várias horas depois de comer, quando o estoma está drenando menos. No entanto, para encontrar a melhor rotina para o seu filho, consulte um enfermeiro ou pediatra sobre as necessidades específicas do seu filho.
Não espere o produto de estomia vazar. Se seu filho sentir queimação, coceira sob a base ou estiver mexendo nela, troque a bolsa imediatamente. Queimação e coceira podem indicar vazamento e possíveis danos à pele periestomal (irritação semelhante a assaduras).
Rotinas são importantes
É importante estabelecer rotinas previsíveis para a troca de produtos de estomia. Para obter uma boa rotina, planeje um horário regular para trocar os produtos de estomia. O melhor momento para trocar os produtos de estomia é quando o estoma está menos ativo (antes que seu filho coma ou beba pela manhã, por exemplo).
Como devo trocar os produtos de estomia?
Antes de começar a remover o sistema da bolsa do seu filho, pode ser uma boa ideia fazer alguns preparativos simples:
1. Reúna todos os suprimentos:
- Bolsa e base (se estiver usando duas peças)
- Gaze e água morna
- Guia de medição de estomia, caneta e tesoura (clique aqui e veja um modelo de guia)
- Saco plástico para lixo
- Produtos adjuvantes (removedor de adesivos, creme barreira, entre outros utilizados)
O enfermeiro ou pediatra o ajudarão a decidir se itens adicionais serão necessários.
2. Retire a bolsa de maneira gentil e suave. Rasgar ou romper acidentalmente o adesivo pode ferir a pele periestomal e afetar a capacidade do próximo sistema de bolsa de aderir à pele do seu filho. É recomendável usar um removedor de adesivos.
3. Use o saco plástico para jogar fora a bolsa suja.
4. Limpe a estomia e a pele ao seu redor com um algodão ou gaze e água morna. Não se assuste se você vir um sangramento leve da ostomia - isso é normal e deve parar rapidamente. Você não precisa usar sabão, produtos de limpeza ou lenços umedecidos, pois isso pode causar problemas de pele e impedir a aderência da base. No entanto, se o fizer, certifique-se de usar um sabão sem óleo e sem resíduos. Sabonetes contendo hidratantes, óleos e desodorantes - assim como algumas marcas de lenços umedecidos contendo lanolina - deixarão uma película na pele que interfere na aderência da bolsa.
5. Verifique se há vermelhidão ou irritação na pele periestomal do seu filho. Sempre verifique também a estomia, para garantir que ela mantenha sua cor vermelha natural. Se você observar uma erupção cutânea, descoloração na estomia (muito escura, roxa ou preta) ou tiver outras preocupações, procure orientação médica.
6. Meça o diâmetro da estomia usando o guia de medição de estomia.
7. Demarque a medida na parte de trás da base.
8. Corte a abertura para corresponder ao padrão. Meça para caber no mesmo tamanho da estomia. Isso ajudará a impedir que as fezes encostem na pele do seu filho e causem irritação.
9. Garanta um contato direto entre a pele e a base, usando a mão para pressionar levemente a base por dois ou três minutos. Evite hidratantes ao redor da estomia, para melhor adesão.
10. Se a estomia se tornar ativa, faça uma pausa e continue. Limpe novamente a pele se ela ficar molhada ou suja.
11. Remova o suporte da base.
12. Aplique a nova base centralizando a abertura sobre a estomia. Pressione delicadamente no lugar.
13. Feche a saída da bolsa.
14. Lave as mãos.
Dicas
Considere perguntar ao seu filho se ele gostaria de colocar um nome em seu estoma. Muitas crianças o fazem, e isso pode ajudar seu filho a se adaptar à vida com uma estomia. Algumas crianças também têm uma boneca com estomia ou colocam uma bolsa de estomia em uma boneca ou brinquedo favorito.
Distraia seu filho ao trocar a bolsa. Usar um celular, um brinquedo com música ou um boneco para acalmar pode ser útil.
Pré-escola e idade escolar: à medida que seu filho cresce, ensine tarefas simples, como reunir suprimentos e aquecer a base. Isso incentivará a aceitação e aumentará o conforto e a segurança do dispositivo.