Existem várias precauções que podem ajudar a prevenir infecções recorrentes do trato urinário.
Ingira líquido suficiente
Todas as pessoas precisam de uma boa ingestão de líquidos diariamente para manter a saúde – 6 a 8 copos por dia é a quantidade habitual recomendada, mas não é para todos. Você deve consultar primeiro o seu médico para determinar a melhor quantidade para você, com base em suas condições médicas individuais. As bebidas que contêm cafeína (refrigerante, café, chá e algumas bebidas energéticas) e adoçantes artificiais são irritantes da bexiga e podem precisar ser reduzidos ao mínimo.
A quantidade ideal de ingesta hídrica é de 30ml/kg.
Por quê?
Beber bastante água dilui a urina e libera as bactérias da bexiga. Se você esvaziar regularmente a bexiga, conforme indicado por seu médico, poderá remover a urina com possíveis bactérias cada vez que fizer cateterismo intermitente. Certifique-se de esvaziar a bexiga completamente a cada vez.
Mantenha uma boa higiene pessoal
Sempre lave bem as mãos - especialmente antes de usar o cateter intermitente. Além disso, limpe cuidadosamente em torno da abertura uretral antes de inserir o cateter.
Por quê?
Bactérias da lavagem inadequada das mãos, ou bactérias próximas à abertura uretral, podem entrar no trato urinário ao usar um cateter.
Esvazie a bexiga regularmente e completamente, conforme prescrito por seu médico
Manter seu cronograma de cateterismo pode ajudar na prevenção de infecções do trato urinário.
Por quê?
Manter um cronograma regular e esvaziar completamente a bexiga ao fazer cateterismo intermitente reduz a quantidade de urina que fica na bexiga e o tempo em que a urina fica parada lá. Cada vez que você cateteriza, remove a urina da bexiga, juntamente com qualquer bactéria que possa estar presente.
Use um cateter estéril toda vez que você fizer CI
Use um cateter novo, estéril e bem lubrificado (com revestimento hidrofílico preferencialmente) para diminuir o atrito ao inserir e remover o cateter.
Por quê?
Um cateter bem lubrificado torna o processo mais confortável e diminui o atrito durante a inserção e retirada do cateter.
Dica: de vez em quando, meça a quantidade de urina que você elimina. O objetivo é manter a urina em um volume de cerca de 400 ml, para que sejam evitados vazamentos e o alongamento excessivo da bexiga. Se você eliminar mais do que essa quantidade, pergunte ao profissional de saúde se você precisa fazer cateterismo intermitente com mais frequência.
Outros conselhos
Mantenha um bom regime intestinal e evite a constipação.
Algumas pessoas podem se beneficiar de beber suco de cranberry ou tomar comprimidos de extrato de cranberry, mas não há provas claras de eficácia. Sempre pergunte ao seu médico antes de tomar qualquer suplemento, para garantir que ele não interaja com nenhum medicamento.
Se você tiver infecções recorrentes, beba líquidos conforme indicação, mas tente eliminar irritantes conhecidos da bexiga, como bebidas com cafeína (café, refrigerantes e bebidas energéticas), além de adoçantes artificiais, pois esses itens podem causar irritação na uretra.
Se, apesar de todas essas precauções, você ainda sofre de ITUs frequentes, converse com seu médico. As mulheres têm um risco maior de ITU.