Estabelecendo boas rotinas

Porque as rotinas do cateterismo são importantes e inspiração para encaixar cateterismos à sua vida diária Leia mais

Esvaziar a bexiga com um cateter pode manter sua liberdade de continuar com atividades importantes para você. A chave é encontrar uma maneira de fazer com que o esvaziamento da bexiga com um cateter faça parte de sua rotina diária. Aqui estão alguns conselhos que outros usuários de cateter acharam úteis quando encontraram formas de encaixar o cateterismo em suas vidas diárias.

Use um diário miccional ou um alarme para se lembrar

No início, muitas pessoas gostam de usar um diário, que pode ser uma boa indicação visual ao implementar uma nova rotina. Os diários também são úteis se seu enfermeiro deseja que você acompanhe a quantidade de urina que elimina. Outras sugestões podem ser ajustar um alarme de relógio ou de celular. O CI é o tratamento preferido quando você não consegue esvaziar a bexiga normalmente - isso evita a urina residual na bexiga, o que pode levar a infecções ou complicações. Você deve fazer cateterismo intermitente de 4 a 6 vezes ao dia - ou quantas vezes forem prescritas por seu médico ou enfermeiro - dependendo da sua situação.

Cateterize 4-6 vezes ou conforme prescrito pelo seu médico ou enfermeiro

Este é o número de vezes que enfermeiros e médicos recomendam que você faça o CI (se você não conseguir urinar normalmente, por exemplo, devido à retenção urinária crônica).

Se você depende completamente dos cateteres para esvaziar a bexiga, deve cateterizar conforme o prescrito por seu médico ou enfermeiro - dependendo da sua situação.

Algumas indicações para cateterismo intermitente são:

Vazamento:

Pode ocorrer vazamento porque sua bexiga essencialmente cede ao volume de urina que excede sua capacidade. Considere cateterizar com mais frequência para evitar o aumento da pressão da bexiga.

Infecção do trato urinário:

Se você não esvaziar a bexiga frequentemente ou não a esvaziar completamente, a urina pode envelhecer. As bactérias na urina se multiplicarão, o que pode levar a uma infecção da bexiga ou do trato urinário.

Potenciais danos aos seus rins:

O aumento da pressão na bexiga pode criar um refluxo de urina para os rins, o que pode levar a uma infecção ou danos a longo prazo nos rins. Veja como a bexiga funciona em nossa seção Introdução.

Se você estiver cateterizando mais de 6 vezes ao dia e ainda tiver problemas com vazamento de urina, consulte seu médico.

Meça a quantidade de urina que você expele

Certifique-se de que sua bexiga esteja totalmente vazia toda vez que fizer o cateterismo. A urina deixada na bexiga pode causar infecções. De vez em quando, meça a quantidade de urina que você esvazia. Não deve exceder 400 ml. Se você eliminar mais de 400 ml, pergunte ao seu médico se você deve cateterizar com mais frequência.

Saia de casa - e lembre-se de esvaziar a bexiga

Manter sua rotina de cateterismo é muito importante também quando você está fora de casa. Planeje seu dia com antecedência, para que seu cateterismo se encaixe em suas outras atividades. Quando é conveniente para você cateterizar? Leia mais dicas sobre como encaixar o cateterismo em sua vida social.

Mas lembre-se sempre de esvaziar completamente a bexiga, independentemente de onde estiver.

Para garantir que a urina seja removida da base da bexiga, é necessário remover o cateter lentamente e fazer uma pausa se houver mais fluxo de urina. Tenha mais informações sobre como usar diferentes tipos de cateteres aqui.

Fechar
Dicas de higiene

Dicas de higiene

Manter a boa higiene no cateterismo é vital – veja aqui como fazer isso. Leia mais

Embora o cateter de uso único reduza a probabilidade de infecção em comparação aos cateteres de demora, ainda é essencial que você mantenha uma boa higiene.

Lave suas mãos

Sabão e água são as melhores opções. Um gel antibacteriano para as mãos pode ser usado se você estiver em algum lugar onde não seja possível lavar as mãos.

Limpe a área genital

Isso deve ser feito da frente para trás. Água e sabão neutro são todo o necessário. Seque com um pano limpo ou toalha. Não toque em mais nada além do cateter depois de lavar as mãos - e apenas toque nas partes do corpo necessárias para realizar o cateterismo. Você também pode usar lenço umedecido para essa higiene.

E se eu estiver em um banheiro público?

As mesmas regras de higiene se aplicam a todos os lugares. Se você precisar tocar em qualquer coisa depois de lavar as mãos – como uma porta ou apoios - é importante usar gel desinfetante para as mãos ou lavar as mãos novamente.

Com que frequência devo descartar meu cateter?

De acordo com as diretrizes internacionais, é recomendável usar um novo cateter estéril para cada vez que você faz cateterismo intermitente. O motivo é obter uma boa saúde da bexiga e prevenir infecções do trato urinário.

Fechar
O que é ITU?

O que é ITU?

O que é uma infecção do trato urinário (ITU)? Saiba o que causa a ITU. Leia mais

Na maioria das pessoas, a urina é normalmente estéril (livre de germes ou bactérias) e a presença de bactérias no trato urinário não causa necessariamente uma infecção do trato urinário. No entanto, se as bactérias crescem e se multiplicam até um determinado nível, elas podem causar uma infecção do trato urinário, que precisa ser tratada. Qualquer pessoa pode ter uma infecção do trato urinário (ITU), mas é mais comum em mulheres do que em homens, porque a uretra (o canal pelo qual a urina passa) feminina é mais curta.

Uma infecção pode ser imaginada como um grupo de sintomas causados ​​por bactérias que entram em uma área do corpo em que não deveriam estar. As infecções urinárias são causadas por bactérias que entram na bexiga. As bactérias geralmente entram na bexiga através da uretra. As bactérias se multiplicam na bexiga, flutuando na urina ou presas à parede da bexiga. Como a bexiga e os rins estão conectados, as bactérias na bexiga também podem invadir os rins.

Se o sistema imunológico do seu corpo não conseguir eliminar as bactérias, provavelmente será necessário o tratamento com antibióticos. Se você já tem problemas de bexiga, corre mais risco de contrair uma ITU.

Fechar
Tentando evitar ITUs

Tentando evitar ITUs

Siga estes conselhos e minimize o risco de infecções do trato urinário (ITUs). Leia mais

Existem várias precauções que podem ajudar a prevenir infecções recorrentes do trato urinário.

Ingira líquido suficiente

Todas as pessoas precisam de uma boa ingestão de líquidos diariamente para manter a saúde – 6 a 8 copos por dia é a quantidade habitual recomendada, mas não é para todos. Você deve consultar primeiro o seu médico para determinar a melhor quantidade para você, com base em suas condições médicas individuais. As bebidas que contêm cafeína (refrigerante, café, chá e algumas bebidas energéticas) e adoçantes artificiais são irritantes da bexiga e podem precisar ser reduzidos ao mínimo.

A quantidade ideal de ingesta hídrica é de 30ml/kg.

Por quê?

Beber bastante água dilui a urina e libera as bactérias da bexiga. Se você esvaziar regularmente a bexiga, conforme indicado por seu médico, poderá remover a urina com possíveis bactérias cada vez que fizer cateterismo intermitente. Certifique-se de esvaziar a bexiga completamente a cada vez.

Mantenha uma boa higiene pessoal

Sempre lave bem as mãos - especialmente antes de usar o cateter intermitente. Além disso, limpe cuidadosamente em torno da abertura uretral antes de inserir o cateter.

Por quê?

Bactérias da lavagem inadequada das mãos, ou bactérias próximas à abertura uretral, podem entrar no trato urinário ao usar um cateter.

Esvazie a bexiga regularmente e completamente, conforme prescrito por seu médico

Manter seu cronograma de cateterismo pode ajudar na prevenção de infecções do trato urinário.

Por quê?

Manter um cronograma regular e esvaziar completamente a bexiga ao fazer cateterismo intermitente reduz a quantidade de urina que fica na bexiga e o tempo em que a urina fica parada lá. Cada vez que você cateteriza, remove a urina da bexiga, juntamente com qualquer bactéria que possa estar presente.

Use um cateter estéril toda vez que você fizer CI

Use um cateter novo, estéril e bem lubrificado (com revestimento hidrofílico preferencialmente) para diminuir o atrito ao inserir e remover o cateter.

Por quê?

Um cateter bem lubrificado torna o processo mais confortável e diminui o atrito durante a inserção e retirada do cateter.

Dica: de vez em quando, meça a quantidade de urina que você elimina. O objetivo é manter a urina em um volume de cerca de 400 ml, para que sejam evitados vazamentos e o alongamento excessivo da bexiga. Se você eliminar mais do que essa quantidade, pergunte ao profissional de saúde se você precisa fazer cateterismo intermitente com mais frequência.

Outros conselhos

Mantenha um bom regime intestinal e evite a constipação.

Algumas pessoas podem se beneficiar de beber suco de cranberry ou tomar comprimidos de extrato de cranberry, mas não há provas claras de eficácia. Sempre pergunte ao seu médico antes de tomar qualquer suplemento, para garantir que ele não interaja com nenhum medicamento.

Se você tiver infecções recorrentes, beba líquidos conforme indicação, mas tente eliminar irritantes conhecidos da bexiga, como bebidas com cafeína (café, refrigerantes e bebidas energéticas), além de adoçantes artificiais, pois esses itens podem causar irritação na uretra.

Se, apesar de todas essas precauções, você ainda sofre de ITUs frequentes, converse com seu médico. As mulheres têm um risco maior de ITU.

Fechar
Manejo da bexiga

Manejo da bexiga

Há muitas coisas que você pode fazer para facilitar o manejo da bexiga e melhorar sua saúde. Inspire-se aqui. Leia mais

Cateterismo intermitente é o tratamento mais indicado quando você não consegue esvaziar a bexiga normalmente. Além de cateterizar de 4 a 6 vezes ao dia, você deve considerar as algumas opções para o manejo da bexiga.

Se você não é completamente dependente de cateteres, existem maneiras de exercitar a bexiga:

Exercícios para o assoalho pélvico

Os exercícios para os músculos do assoalho pélvico fortalecem e ajudam a reduzir a incontinência urinária. Os exercícios para o assoalho pélvico são igualmente relevantes para mulheres e homens. Faça-os enquanto espera em um fila, assiste à TV, lê um livro, no banho ou sempre que puder encaixá-los a sua rotina diária. Você precisará fazer os exercícios diariamente e pode levar vários meses até que você veja uma melhora significativa. Você pode baixar aplicativos no seu celular para ajudá-lo a se lembrar dos exercícios ou para torna-los mais divertidos.

Reabilitação da bexiga

Algumas pessoas conseguem reabilitar a bexiga para ajudar a reduzir a incontinência urinária, com o objetivo de estica-la gradualmente para reter volumes maiores de urina. Agendar idas ao banheiro e atrasar a micção podem fazer parte dessa técnica. Pergunte ao seu médico ou enfermeiro se a reabilitação da bexiga é relevante para você. A reabilitação da bexiga pode ser combinada com o uso de um diário de micção.

Mudanças no estilo de vida

Para algumas pessoas, o gerenciamento dos sintomas pode incluir mudanças no estilo de vida, como modificar a dieta para reduzir a constipação e reduzir a quantidade de bebidas com cafeína. A ingestão de líquidos em determinados horários também pode ser útil, assim a necessidade de urinar é mais conveniente e não coincide com as saídas ou o sono noturno, mas lembre-se de que você precisa beber cerca de 2 litros de líquido por dia.

Medicação

Medicamentos são prescritos para todos os tipos de problemas na bexiga. Converse com seu médico sobre o uso de medicamentos.

Fechar
A importância da hidratação

A importância da hidratação

Por que é importante continuar bebendo líquidos quando você tem problemas para esvaziar a bexiga? Leia mais

Quando você tem problemas na bexiga, pode se sentir menos encorajado a beber muita água, porque acha que isso aumenta o seu problema. Pelo contrário: não beber o suficiente pode piorar seus sintomas. Em vez disso, você deve programar sua ingestão e as visitas ao banheiro para obter um controle melhor.

Beber muito líquido pode ajudar a eliminar as bactérias do trato urinário. A água é melhor, mas os sucos de frutas também contam para a ingestão de líquidos. A maioria das pessoas deve beber de 6 a 8 copos (1,5 a 2 litros) de água por dia - a menos que seu médico diga o contrário. Também é considerado um cálculo para a quantidade ideal de ingesta hídrica: 30ml/kg.

Dica: encha uma ou mais garrafas com a quantidade recomendada de água e guarde-os na geladeira. Assim, a água é mantida agradável e fria e você sabe que, depois de esvaziá-las, terá alcançado sua meta diária.

Quando você viaja ou pratica esportes, pode querer beber menos, porque tem medo de vazamentos ou não deseja precisar fazer cateterismo intermitente em horários inadequados. Mas é ainda mais importante beber nessas ocasiões.

Se você viajar em um clima quente ou suar durante o exercício físico, corre o risco de se desidratar se não beber líquidos adequadamente. Não beber líquidos adequadamente também pode resultar em prisão de ventre - o que também pode afetar a saúde da bexiga.

Quando você tiver infecção do trato urinário (ITU)

Aumente a quantidade de água que você bebe quando tiver uma ITU. Os líquidos realizam dois trabalhos: ajudam a remover as bactérias da bexiga e a afinar (diluir) a urina. A urina é feita de resíduos do seu corpo. A urina escura e concentrada é mais irritante e às vezes é mais dolorosa quando ocorre uma infecção na bexiga. A urina diluída é de cor mais clara e geralmente não queima tanto.

Evite bebidas com cafeína, como café, chá ou bebidas gaseificadas. A cafeína pode irritar sua bexiga, ainda mais quando você tem uma infecção.

 

Fechar
Adotando uma nova rotina

Adotando uma nova rotina

Aceitando uma nova rotina: assuma o controle de seu cateterismo e sobre sua bexiga Leia mais

Com que frequência os problemas de bexiga interferem no seu dia a dia? Provavelmente, muito mais do que você gostaria. Depois de dominar a técnica e a rotina do cateterismo intermitente, ele terá um impacto positivo na sua vida e na sua sensação de independência.

Ainda assim, é perfeitamente normal ter preocupações e dúvidas durante os diferentes estágios de mudança para uma nova rotina de manejo da bexiga. Se isso se aplica a você, aqui estão alguns conselhos que podem ser úteis quando você estiver iniciando o cateterismo:

Fase 1: Recebendo a notícia

Quando você é apresentado pela primeira vez ao cateterismo intermitente (CI), você pode se sentir sobrecarregado. Talvez você sinta que é muito cedo para ser apresentado ao cateterismo. Talvez você ainda esteja tendo dificuldades para aceitar a sua situação. É importante que você sinta que o CI é uma decisão sua, que seja bem informado pelo seu médico ou enfermeiro sobre o que vai acontecer, e que tenha tempo para se acostumar com a ideia.

Fase 2: Aprendendo sobre como fazer

Normalmente, nos sentiríamos muito intimidados com a ideia de um "estranho" assistindo ou tocando nossas partes íntimas. É importante que você receba instruções adequadas de seu enfermeiro e que sua necessidade de privacidade seja respeitada. Se você acha que a demonstração foi insuficiente, não hesite em repetir as etapas. Se possível, peça para ser ensinado em casa.

Fase 3: Tentando em casa pela primeira vez

Se você ficar inseguro quando voltar para casa, não tenha medo de pedir mais ajuda. O CI não é apenas uma caminhada em um parque. Você pode precisar tentar algumas vezes antes de se sentir confiante de que pode fazê-lo por conta própria. Você também pode ter medo de inserir o cateter sem ajuda. Conhecer o seu próprio corpo é fundamental para entender aonde o cateter vai. Se você realmente não examinou essa parte do seu corpo, pode parecer um pouco estranho no começo.

- Se você é homem, apenas olhar para o tubo do cateter pode fazer você pensar que é muito longo - e talvez essa ideia possa fazer você ter medo de machucar algo dentro de você. Assistir a uma curta animação sobre a anatomia masculina para ver onde a bexiga fica no seu corpo e como o cateter chega até lá pode ajudá-lo.

- Se você é uma mulher, pode ter dificuldade em encontrar a abertura uretral. Tente posições diferentes, se possível, e use um espelho de mão.

Fase 4: Já na rotina e enfrentando novos desafios

Quando você precisar voltar ao trabalho ou desejar viajar, sua rotina de manejo da bexiga pode ser desafiada por uma programação alterada e um novo ambiente (por exemplo, banheiros públicos) - e você pode até precisar de outro tipo de cateter, mais compacto ou que inclui uma bolsa de urina. É importante que você continue sua rotina de CI e não pule os cateterismos, mesmo que sua sensação de segurança e privacidade não seja a mesma. Algum planejamento é tudo o que é necessário. Conheça alguns de nosso produtos que podem ajudar em diversas situações.

O futuro

Se o cateterismo não for uma solução temporária para você, você precisará aceitar a necessidade de realizar CI no futuro – talvez até por toda a vida. Mas lembre-se, ao contrário de outras soluções de manejo da bexiga, você gasta apenas alguns minutos para executar o CI de 4 a 6 vezes por dia - no tempo restante, você pode viver sua vida sem ter que pensar na bexiga. Certifique-se de, ocasionalmente, reavaliar o tipo de cateter que você está usando, para continuar a ter o produto ideal de acordo com suas necessidades e estilo de vida.

Fechar

Instruções para cateterismo

Como utilizar um cateter?

Como utilizar um cateter?

Instruções para homens e mulheres aprenderem a inserir um cateter com segurança. Leia mais

Homens - Como inserir um cateter

Antes de começar a esvaziar a bexiga, sempre reúna os suprimentos conforme as instruções do seu médico ou enfermeiro.

1. Lave bem as mãos e seque-as.

2. Limpe cuidadosamente a cabeça do pênis e a ponta do pênis (use água e sabão neutro ou lenço umedecido). Faça um movimento circular, começando na uretra e indo para fora.

3. Abra o cateter e prepare-o de acordo com as instruções de uso fornecidas pela fabricante.

4. Insira cuidadosamente o cateter na uretra até que a urina comece a fluir.

5. Quando a urina parar de correr, comece a retirar o cateter lentamente enquanto o gira levemente. Se você estiver usando um cateter de ponta curvada (coudé), não gire.

6. Pare brevemente cada vez que mais urina for drenada. Mova-se um pouco e endireite-se para garantir que a bexiga esteja completamente vazia.

7. Jogue o cateter fora (como lixo doméstico) depois de usá-lo e lave as mãos mais uma vez.

Antes da utilização, consulte sempre o documento “Instruções de uso” fornecido com os produtos.

 

Mulheres - Como inserir um cateter

Antes de começar a esvaziar a bexiga, sempre reúna os suprimentos conforme as instruções do seu médico ou enfermeiro.

1. Lave bem as mãos e seque-as.

2. Separe os lábios vaginais e limpe cuidadosamente a área ao redor da abertura uretral (use água e sabão neutro ou lenço umedecido). Lave sempre da frente para trás.

3. Abra seu cateter e prepare-o de acordo com as instruções de uso fornecidas pela fabricante.

4. Insira cuidadosamente o cateter na uretra até que a urina comece a fluir.

5. Quando a urina parar de correr, comece a retirar o cateter lentamente enquanto o gira levemente.

6. Pare brevemente cada vez que mais urina for drenada. Mova-se um pouco e endireite-se para garantir que a bexiga esteja completamente vazia.

7. Jogue o cateter fora (como lixo doméstico) depois de usá-lo e lave as mãos mais uma vez.

Antes da utilização, consulte sempre o documento “Instruções de uso” fornecido com os produtos.

 

Veja também nestes vídeos.

Fechar
No banheiro público

No banheiro público

Aprenda como proceder com o cateterismo quando precisar fazê-lo fora de sua própria casa. Leia mais

As mesmas regras de higiene se aplicam a todos os lugares - em casa ou fora dela. Se você precisar tocar em qualquer coisa depois de lavar as mãos - a porta (ou o aro, se você estiver em cadeiras de roda) - é importante usar gel desinfetante para as mãos ou lavá-las novamente. Muitas pessoas acham útil guardar os suprimentos necessários em uma bolsa. Também é uma boa ideia manter suprimentos extras no carro ou no trabalho.

Fechar
E se eu achar difícil?

E se eu achar difícil?

Aqui estão algumas dicas para solução de problemas de cateterismo intermitente. Leia mais

Quando você está aprendendo a realizar um autocateterismo intermitente limpo, não é raro encontrar dificuldades. Aqui estão alguns problemas comuns com que pessoas que fazem cateterismo tiveram que lidar:

Mulheres: como encontro a abertura da uretra?

Um espelho de mão pode ser muito útil. Sempre leve um com você.

E se eu sentir dor ao inserir o cateter?

Pode ser desconfortável quando você começa a fazer o autocateterismo intermitente. Tente relaxar, respire fundo e tente mais uma vez. Se o desconforto continuar ou você estiver com dor, informe seu médico ou enfermeiro imediatamente. Existem diferentes tipos de cateteres - talvez você se beneficie com outro tipo. Seu médico ou enfermeiro pode lhe falar mais sobre outras opções.

E se eu não conseguir chegar ao banheiro?

Esse tipo de desafio pode ocorrer especialmente se você estiver em uma cadeira de rodas. Você pode usar uma solução definida, que é um cateter com uma bolsa de urina pré-conectada, ou pode conectar seu cateter a uma bolsa de urina.

E se eu tiver problemas para manusear o cateter?

Se você tiver uma destreza limitada da mão devido a, por exemplo, uma lesão medular, poderá ter dificuldade em manusear um cateter. Juntamente com seu médico ou enfermeiro, você deve procurar diferentes opções de cateteres que possam permitir que você se faça o cateterismo intermitente sozinho. Talvez um cateter um pouco mais firme seja mais fácil de manusear, ou um com cabo ou alça maior.

Problemas de visão ou outros desafios físicos:

Se você tiver problemas de visão, destreza limitada da mão ou outros desafios físicos, às vezes pode ser difícil usar cateteres intermitentes. No entanto, é muito provável que você ainda possa aprender a técnica. Converse com seu médico ou enfermeiro para obter sugestões e não desanime. Depois de dominar o cateterismo intermitente, ele oferecerá muito mais liberdade em sua vida diária.

Se você quiser saber mais sobre os recursos dos diferentes produtos, ligue para nós.

Fechar

Mais informações

suportePrecisa de ajuda?

Fale conosco! Aqui estão nossos contatos: ativa@coloplast.com | 0800 285 8687

amostra gratisConheça nossos produtos

Veja nossa linha para continência. Você poderá pedir uma amostra grátis para conhecer. CLIQUE AQUI.

compre onlineCompre no site

Acesse nossa loja oficial e compre seus produtos com rapidez e conveniência. CLIQUE AQUI.

Redes Sociais

Facebook       instagram icon
Este site inclui diretrizes gerais. Siga sempre as instruções de seu médico.
Visualizar Versão para Desktop