Introdução

Alguns fatos e orientações sobre problemas na bexiga Mais de 20% da população com mais de 40 anos apresenta algum tipo de distúrbio urinário, os problemas na bexiga são mais comuns do que você imagina. Saiba mais sobre problemas na bexiga.

Muitas pessoas com problemas de bexiga podem hesitar em consultar um médico. Muitos têm vergonha de falar sobre o assunto, já outros consideram esse problema um sinal do envelhecimento, ao qual simplesmente devem se adaptar. Mas para esclarecer a causa dos sintomas e descartar algo potencialmente grave, é importante consultar um profissional de saúde.

 

Quando entrar em contato com seu médico?

Você deve marcar uma consulta com seu médico, caso apresente um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Sinto que não consigo esvaziar minha bexiga completamente.
  • Preciso me levantar no meio da noite para urinar.
  • Minha urina vaza enquanto estou dormindo
  • A urina sai em um fluxo fraco
  • Geralmente sofro com infecções do trato urinário
  • Preciso urinar mais frequentemente do que costumava.
  • Sinto urgência para urinar, mesmo em pequenas quantidades.
  • Sinto urgência para urinar, mesmo em pequenas quantidades e, às vezes, não consigo chegar ao banheiro.
  • Minha urina vaza quando estou ativo fisicamente, quando dou risada ou quando espirro.

Dependendo da causa e da natureza de seusproblemas, você pode receber orientações sobre treinamento do assoalho pélvico, mudanças no estilode vida, como modificação da dieta e da ingestão de líquidos, ou sobre comocontrolar seus sintomas com a ajuda de dispositivos farmacêuticos e/ou médicos.

A Coloplast oferece inúmeras soluções que poderão ajudá-lo, caso apresente incontinência urinária ou dificuldades para esvaziar a bexiga.

 

Incapacidade de esvaziar a bexiga

A Coloplast oferece diversos  cateteres intermitentes limpos (Clean Intermittent Catheters. CIC). Esse tipo de cateter é considerado padrão ouro para pessoas com necessidade de ajuda para esvaziamento da bexiga a longo prazo. 

 

Homens com incontinência urinária

A Coloplast oferece diversos cateteres externos para homens com incontinência urinária. Tratam-se de cateteres em forma de preservativo que revestem o pênis e se conectam a uma bolsa coletora presa à perna.

Fechar

Conhecimentos úteis

Causas comuns de problemas na bexiga As causas de problemas na bexiga são geralmente relacionadas ao sexo do indivíduo - normalmente denominadas como bexiga não neurogênica Lesões no cérebro, medula espinhal e nervos que controlam a bexiga também podem afetar seu funcionamento e, nestes casos,são denominadas como bexiga neurogênica. Causa dos problemas na bexiga

Bexiga não neurogênica

Homens

O problema na bexiga mais comum em homens é a dificuldade de esvaziá-la. A causa é geralmente associada ao aumento da próstata, conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB).


Os homens também podem ser acometidos por incontinência urinária. Em geral, isso decorre de cirurgia de próstata ou bexiga, mas também pode ser uma consequência do enfraquecimento do assoalho pélvico, relacionado à idade. 

 

Mulheres

Em mulheres, o problema de bexiga mais comum é a incontinência urinária, também conhecida como incontinência urinária por estresse. Em geral, ocorre como consequência do enfraquecimento do assoalho pélvico causado por parto ou idade. 

 

Bexiga neurogênica

O termo bexiga neurogênica está relacionado à diversos problemas na bexiga. Geralmente, pessoas com bexiga neurogênica apresentam lesão da medula espinhal, esclerose múltipla, espinha bífida, diabetes mellitus, AVC etc.

Fechar

Orientações sobre autocateterismo para homens e mulheres

Abaixo você poderá encontrar vídeos com orientações para homens e mulheres usando produtos SpeediCath®.

Visualizar Versão para Desktop